Avis de recrutement : PAM recrute un(e) Spécialiste du genre, des urgences sanitaires et de la gestion des risques de catastrophes en Guinée-Bissau.

 

 

 

 

 

OBJECTIVOS/ RESPONSABILIDADES

Pretendemos recrutar um Especialista em Género, Emergência Sanitária e Gestão de Riscos de Catástrofes para a Guiné-Bissau, com o apoio dos Gestores de Envolvimento do País, e sob a Direcção da ARC O&E, a fim de:

Analisar em profundidade a questão do género no sector da saúde, na perspectiva dos surtos e epidemias (O&E). Este trabalho visa identificar lacunas e desafios e propor recomendações para a integração do género na O&E com vista à transformação do sector com base no género.

Realizar uma análise aprofundada em matéria de género na Gestão e Financiamento do Risco de Desastres (GRD&F) para identificar lacunas e desafios e propor recomendações sobre políticas, estratégias e actividades para assegurar um sector de GRD sensível ao género e transformador.

PORMENORES DA CONSULTORIA

Em conformidade com os objectivos acima referidos, os elementos chave da missão são os seguintes:

  • Realizar uma análise aprofundada em relação à sensibilidade e inclusão do género na perspectiva de i. Surtos e Epidemias (O&E) e ii. Sector de Gestão de Desastres – de preferência através da metodologia de auditoria de género – e elaborar Relatório(s) de Análise de Género que[1] integre(m) um Plano(s) de Acção.
  • Elaborar um Policy Brief para a sensibilização e mobilização dos recursos, com base nas constatações da análise de género.
  • Utilizar o Policy Briefs como base, para facilitar o diálogo sobre políticas e mesa-redonda com doadores para angariar fundos para o financiamento de GRD e O&E que transformem a questão do género.
  • Adaptar os módulos de formação da ARC sobre Género e GRD ao contexto do país e incluir um módulo sobre Género e O&E
  • Realizar um Seminário de Formação de Formadores para os membros do GTT e outros parceiros da ARC com a utilização do manual de formação desenvolvido.
  • Facilitar o estabelecimento de uma rede nacional de ToT e a criação do subgrupo de trabalho de Género, Advocacia e Comunicações do GTT.
  • Realizar a Formação de Formadores de funcionários públicos e profissionais de saúde responsáveis pela preparação e resposta a epidemias ao nível nacional.

POSTO DE TRABALHO, VIAGEM E ARRANJO INSTITUCIONAL

Local de trabalho: Guiné-Bissau/ regime de trabalho domiciliário

  • O consultor terá acesso às informações pertinentes necessárias para a execução das tarefas previstas na presente missão.
  • Responsabilizar-se-á  em providenciar o seu próprio posto de trabalho (por ex., computador portátil, Internet, telefone, scanner/impressora, etc.) e deve ter acesso a uma conexão fiável à Internet.
  • Deverá disponibilizar-se para consultase manter uma ligação fiável por correio electrónico durante um determinado número de horas que coincida com o horário do expediente do Governo/ARC.
  • Terá de executar as suas tarefas sob a supervisão directa do Chefe do Departamento de Género e do Conselheiro Principal de O&E, e sob a orientação geral do Gestor de Envolvimento do País responsável pelo envolvimento com o governo da Guiné-Bissau.

COMPETÊNCIAS

  • Experiência comprovada na realização de investigação e análise no domínio da saúde pública, igualdade de género e de, pelo menos, um tema relacionado, incluindo a gestão do risco de desastres,  adaptação às alterações climáticas,  ambiente e o desenvolvimento sustentável.
  • Forte compreensão das inter-relações entre GRD, O&E e questões de género.
  • Experiência ou grande familiaridade com o trabalho do PAM e de outros parceiros de desenvolvimento multilaterais, bilaterais e da sociedade civil.

Excelentes capacidades de análise, redacção e comunicação.

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Mestrado em qualquer área relacionada com: saúde pública, questões de género, gestão de riscos  de desastres, alterações climáticas, ambiente, desenvolvimento sustentável ou qualificações académicas comparáveis.

Que, no mínimo tenha, dez (10) anos de experiência profissional relevante ao nível internacional e nacional no domínio da saúde pública, integração da igualdade de géneroem projectos e políticas de desenvolvimento, especialmente na elaboração de manuais e materiais de formação para a integração da igualdade entre os géneros em, pelo menos, outro tema relacionado, incluindo a gestão dos riscos de desastres naturais, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Você desenvolveu as seguintes experiências, conhecimentos e habilidades:

  • Experiência substancial na realização de pesquisas e análises em saúde pública, igualdade de gênero e pelo menos um tema relacionado, incluindo Gestão de Risco de Desastres, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
  • Forte compreensão dos vínculos entre DRM, O&E e questões de gênero.
  • Experiência ou grande familiaridade com o trabalho do PMA e de outros parceiros de desenvolvimento multilaterais, bilaterais e da sociedade civil.
  • Excelentes habilidades analíticas, de redação e de comunicação.

Prazo final para inscrição: 09 de junho de 2023

More details